segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Receitas de domingo: bolo de chocolate vegano, cracker de farinha de arroz e sorvete de banana com macadamia caramelizada

Os receitas são todas delícia, mas nenhuma é criação minha, são descobertas das andanças que tenho feito por ai nos blogs de alimentação saudável e funcional. Antes de começar, vou deixa a listinha dos meus favoritos do momento

Julie's life style - uma chefe belga que faz receitas só com alimentos crus, ela é muito talentosa, o sorvete de bana é dela. Escreve em inglês e holandês.

Tofuncional - da fofa da Amábile Kolenda, ótimas dicas para gluten e lactose intolerantes. Em português.

Eet goed, voel je goed - 'Coma bem, sinta-se bem', foi o primeiro da linha que comecei a seguir. Foi aqui que aprendi as primeiras receitas com substituição de farinha, açucar, etc. Esse é holandês.

Papacapim -  As receitas são todas veganas, cada receita mais maravilhosa que a outra. Eu super tenho uma queda por comida vegetariana, vale a pena dar uma olhada principalmente na parte dos patês e molhos. Também em português.

Agoras as minhas versões e considerações:

Sorvete de banana com macadâmia caramelizada

A receita do sorvete veio daqui. Gente, minha vida pode ser dividida em antes e depois dessa receita de sorvete de banana, porque o trem é bom demais! Tô fazendo direto, Pascal também adora. E é tão simples, já fiz com variação de manteiga de amendoim, frutas vermelhas ou só banana mesmo. Domingo quis fazer a receita de macadâmia caramelizada do sorvete Haagen Dazs. A receita está em inglês e como fiquei com preguiça de ficar olhando quanto era 1 oz e acabei fazendo o negócio meio por conta.


Nota: Ficou bom, mas ficará melhor misturado com o sorvete de baunilha. Nunca será como o Haagen Dazs.


Crackers de farinha de arroz

Esse é uma descoberta para os intolerantes a gluten que não suportam comer aqueles biscoitos de isopor, quer dizer, arroz. O cracker fica bem sequinho e mais duro que o normal, mas muito gostoso. A receita é essa aqui do Tofuncional. O que eu fiz de diferente foi acrescentar uma colher de gergelim na massa e usar uma farinha de linhaça da Linwoods que tem outras sementes misturadas. Só com linhaça vai funcionar perfeitamente, mas essa aqui deu uma corzinha extra. Também não usei as ervas porque queria um cracker mais neutro pra poder comer com geléia também.


Nota: Cuidado na hora de acrescentar a água, parece pouco mas não é! Com farinha de coco também deve funcionar.


Bolo vegano de chocolate com recheio de pera caramelizada

Desde que vi esse bolo fiquei com isso na cabeça, até sonhei. Vi a receita no Papacapim mas ela é na verdade de outro site, esse aqui. Pela textura eu já achava que ia ser bom, mas sinceramente, superou todas as expectativas! É muuuuito bom! Já que era vegano eu segui a receita ao pé da letra, nunca se sabe o ingrediente que está fazendo o papel do que. Fora o maple syrup o resto é facil de achar, dá pra usar melado no lugar, acredito. O recheio foi de peras caramelizadas que fiz com um açucar mascavo com baunilha gostozinho que comprei no sábado. É só fazer o caramelo de açucar com um pouquinho de água, quando der ponto (a gota começar a cair da colher formando uma linha) é so acrescentar as peras e cozinhar até ficarem macias.

O ganache da cobertura foi uma barra de chocolate 99% cacau e 1 vidro de leite de coco. Pode ser um cacau menos concentrado, eu só usei esse porque achei o gosto horrível pra comer puro e tava aqui encostado, mas um 70, 75% vai servir bem. Depois foi só cobrir o bolo e morrer de comer

Não ficou aquela Brastemp a decoração, mas o bolo ta bom.

Nota: Descasque a pera, a casca ficou um pouco dura. O açucar do caramelo pode ser normal. O ganache de leite de coco é muito gostoso, acho que em algumas receitas vai ser até melhor que o outro. A textura é a mesma, mas ele demora bem mais pra dar o ponto, seja paciente.
Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover