sábado, 16 de fevereiro de 2013

Senso de direção

Acho que estavam pensando em mim quando surgiram com essa história de que mulher não tem senso de direção.Hoje sai super animada pra ir pra minha primeira aula de pilates na academia de Bruxelas. Estou malhando numa rede que nos permite frequentar outras filiais, então decidi malhar durante a semana na de perto do trabalho e nos sábados fazer pilates nessa de Bruxelas, assunto pra outro post. Pois bem, vi o endereço em casa, cheguei na rua que o Google indicou, só que ela tinha outro nome. Bruxelas é uma cidade bilingue então todos os nomes de rua são escritos em holandês e francês. Só que as duas linguas não se parecem em nada, então pense você que Rue du Marché aux Herbes e Grasmarktstraat são o mesmo lugar (que inclusive é uma tradução errada, deveria ser Kruidenmarktstraat). Isso pra turista que não fala nenhuma das duas línguas é o ó. Essa parte eu driblo sempre olhando o nome em holandês e ignorando o francês que eu não falo. Mas dai se você precisar de informação o bicho também pega, porque a cidade parece ser bilingue só no papel. É dificil achar gente que fala holandês por lá, muitas vezes eles te olham com cara de paisagem nas lojas como se você estivesse falando japonês e não um idioma que é falado por toda a populaçao que mora a 10km dali. 
Voltando ao assunto, eu não achava o nome da rua. Parei na esquina, escrevi o nome da academia no google maps do celular e ele me indicou um lugar do outro lado da cidade! Vai eu correndo de mochila nas costas, atravessei a estação de novo, o parque do palácio, um túnel e finalmente cheguei na academia, faltando 5 min pra aula. Na portaria a menina já me disse que não tinha pilates naquele horário, que eu deveria estar enganada mas que se eu corresse ainda pegava a aula de body balance, que eu adorei por sinal. Fiquei encantada com a academia super chique, toalhas limpas pros clientes, uma sauna de cinema, o povo fazendo massagem, um luxo só. Na saída a menina me informa que aquela academia era premium e se eu quisessem continuar a frequentar eu tinha que mudar o meu abonamento. Meu abonamento me da direito as academias basic, ladies only e all inclusive, as únicas que eu não posso ir são as premium, que só existem duas no país e uma delas era essa. Olha como eu sou sortuda? Dai eu fiquei super P da vida e disse que tava no site que aquela academia era ladies only além do horário do pilates que tava errado. A mocinha super paciente me explicou que a ladies only era a do centro da cidade.  Dai que fui entender que me celular me mandou pra academia errada (meu caso nem GPS salva!). Pensa na vergonha? Pedi desculpas e agradeci por ela ter sido bacana e me deixado treinar lá do mesmo jeito treino de ryca, mas continuei indignada de não achar a academia que eu queria e voltei lá pra procurar. Também pra já ir sabendo na próxima semana e evitar essa confusão toda.
Ai que entrou minha bat-ajuda, liguei pro Pascal (que além do mecânico da família é nosso leitor de mapas, programador de rotas e GPS) que conferiu o endereço na net e foi me guiando pelo celular pro mesmo lugar que eu estava antes!! Dai eu rodei a baiana porque a rua não era aquela!!! Ou eu achava que não era... Na mesma esquina que eu tinha parado pela primeira vez, fui ler o nome da rua de novo e entendi tudo, outra pegadinha: umas placas comemorativas que foram colocadas em homenagem ao Hergé, escritor do Suske en Wiske e do Timtim, muito conhecido no Brasil. Só que ninguém fala isso pra gente que não mora lá! (Lembro que ainda li a placa e fiquei pensando: mas que nome de rua!)
Repare que inclusive os personagens tem nome diferente nos dois idiomas, assim como o Timtim que na parte holandesa chamamos de Kuifje. O nome oficial estava na placa de cima que eu não tinha visto e a academia, adivinhe, estava a 50m daquela esquina, se eu não tivesse parado pra ler a placa eu teria visto! Ai meus sais, tem que rir pra não chorar. Pelo menos deu pra fazer uma caminhada/corrida boa e pra semana que vem não vai ter erro! Aproveitei que já estava lá, entrei um pouco pra ver como era e pareceu ser bem legal, menorzinha que as outras e cheia da mulherada fazendo zumba! Na volta ainda deu tempo pra comprar umas roupas de academia e uma luvinha fofa pra não ficar com a mão cheia de calos. Agora é largar a preguiça de lado e vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover