domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bisnaga de tomate seco, manjericão e muçarela

Primeiro vamos ignorar o fato de que minha bisnaga não ficou nem um pouco fotogênica! hahaha.. E eu como odeio comida feia nem ia postar a receita, mas é tão fácil e ficou tão boa que eu achei que seria um desperdício. O recheio também pode variar de acordo com o freguês, já fiz uma recheada de presunto, muçarela e orégano que ficou ótima também. Então anote aí:

Bisnaga de tomate seco, majericão e muçarela

1/2 kg de farinha de trigo integral
25 gr de fermento biológico seco
1 colher de sopa de linhaça moída
1 colher de sopa de gergelim moído
3 colheres de azeite de oliva
300 ml de água morna
200 gr de muçarela picada
2 colheres de sopa de manjericão seco
100 gr de tomate seco picado

Para a massa é só misturar os ingredientes secos e o azeite e depois ir colocando a água e sovando aos poucos. Amasse bem até a massa ficar homogênea. Misture a muçarela, tomate seco e o manjericão numa vasilha separada. Divida a massa em duas partes, abra com um rolo e recheie com o preparado de tomate seco. Dobre a massa tipo um envelope e feche bem as pontas. Coloque as bisnagas num tabuleiro untado ou com papel manteiga, cubra com um pano de prato e deixe num lugar quentinho descansando por +- 25 min. Depois que a massa tiver crescido, pincele com 1 gema (pode jogar sementinhas de gergelim por cima também, eu esqueci na minha) e leve ao forno 180°C por 25-30min.

Depois é so se deliciar! Com um cafezinho fresco fica imbatível!

Em tempo: a massa fica pesada, como qualquer massa feita com farinha integral. Eu achei gostoso do mesmo jeito, em casa eu praticamente já não consumo mais grãos refinados, então estou acostumada. Mas se você curte um pão mais levinho e aerado, sugiro que substitua metade da farinha por farinha branca.

5 comentários:

  1. Nati posso pedir um favor?? Teria como dizer os ingredientes em nederlands, para marinheira de primeira viagem fica mais fácil no mercado! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. claro carol, é uma boa ideia!

      farinha integral = tarwemeel voor volkorenbrood
      tomate seco = gedroogde tomaten
      manjericao = basilicum
      fermento = instant gist
      linhaça = lijnzaad
      agua = water (:p)
      gergelim = sesamzaad

      :)

      Excluir
  2. Hummmmmmmmm que delicia! Vou fazer lá no Brasil :)

    ResponderExcluir
  3. Vou correndo amanhã no mercado e vou preparar e ai digo o resultado :D
    <3
    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover