sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12/10 - Rocamboles de presunto e queijo e queijo e espinafre

Duas receitas num só dia! hehehe.. E além disso já fiz meu bolo de iogurte (desse vez coloquei coco na massa, se ficar bom eu venho contar depois) que é de praxe toda semana, um bolo mármore pra levar de presente pra uma amiga amanha e um pavê de chocolate pra domingo. Ataque culinário de novo!
Eu adoro salgados assados e já fazia uns dias que eu estava querendo fazer uns rocamboles de presunto e queijo que são os meus favoritos depois de empadinha. Achei uma receita bem facil aqui, mas é claro que eu tinha que meter o bedelho, dessa vez por acidente. A receita pedia meio quilo de farinha e eu, pensando em facilitar o serviço, decidi colocar um pacote fechado de farinha que dai ja tinha a medida certa. Qual não foi a minha surpresa qndo o leite transformou a farinha em farofa no lugar de massa? Claro, a medida do pacote é de 1 kg de farinha, não sei de onde eu tirei que era meio quilo! Dai foi um corre corre, mais fermento na massa, mais leite quente, amassa daqui amassa de la... Aff.. Consegui consertar e a massa cresceu linda! O único detalhe é que agora tem pão pra vizinhança inteira, mas daqui a pouco a draga Pascal chega e ai problema resolvido. Como eu não estava contando com esse tantão de rocamboles, claro que faltou recheio, dai eu improvisei com um resto de espinafre que estava na geladeira e ficou bom a bessa! Vou postar a receita original que já deve render bem. mas se você quiser brincar de padaria como eu é so dobrar. A minha receita rendeu 5 rocamboles médios de presunto e queijo e 6 rocambolezinhos de queijo e espinafre. Da próxima vez vou fazer todos menorzinhos, tipo enroladinho mesmo porque esses assaram melhor. Aí vai a receita original:

Rocambole

Massa:

500 gramas de farinha de trigo

1 colher de açucar
45 gramas de fermento biológico em pó
1 colher de sal
230 ml de leite morno (2 min no microondas)
1 xícara de óleo
1 ovo
1 gema
sementes de gergelim

Recheio:
presunto fatiado, muçarela fatiada e folhas de espinafre sem os talinhos.

Preparo:
Misturei todos os ingredientes da massa (menos a gema e as sementes de gergelim) e por último acrescentei o leite morno. Amassar bem e deixar crescer por 25min numa vasilha coberta por um pano.

Fazer bolinhas pequenas (do tamanho da sua mão fechada) e abrir com o rolo em pequenos círculos. Rechear com o presento e muçarela e com espinafre e muçarela. Você pode usar o recheio que preferir. Fechar as bordas, pincelar com a gema e jogar as sementinhas de gergelim por cima. Assar em forno pré aquecido 190°C por 25-30min. Não ficaram lindos?

2 comentários:

  1. Nati tá parecendo delicioso mesmo, eu só nao posso fazer essas coisas porque so paro de comer quando acaba :(

    ResponderExcluir
  2. si, modestia a partir, ficou bom pra caramba mesmo! hahaha... o de espinafre entao! comi uma baguete inteira, socorro! mas hj ja empurrei td no Pascal pra levar pro trabalho, problema resolvido! :D

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover