terça-feira, 19 de junho de 2012

Cozinhando Magro - Bolo de Iogurte Desnatado

Ok, vou confessar que estou adorando essa coisa de escrever sobre a dieta no blog porque eu finalmente tomei coragem pra escrever sobre comida! Cozinhar é uma das minhas maiores paixões!! Adoro testar novas texturas, sabores... E fora carnes estranhas, já que eu sempre fui uma vegetariana em potencial, todo o resto eu tô dentro!
Quando Pascal e eu começamos a namorar ele torcia o nariz pra muita coisa que eu fazia, sem antes provar. Lembro da primeira vez que ele foi jantar em casa e eu fiz uma torta de frango. Ele saco sem fundo master comeu só um pedaço da torta e começou a reclamar que queria mais e não conseguia comer. Graças a incapacidade que ele tem de mentir e/ou omitir (sorte minha em varios sentidos! hahaha), acabou confessando que no caminho de casa ele tinha passado no McDonald's e comido 2 sanduiches! Quando eu perguntei porque ele fez isso sabendo que iamos jantar em casa, ele disse que ficou pensando no quanto a ex namorada cozinhava mal e se esse também fosse o meu caso ele teria que dormir com fome! Não da vontade de dar um supapo?? hahahaha... Bom, ruim pra ele, porque a torta estava uma delicia e eu, de pirraça, prometi nunca mais fazer a mesma torta, pra ele aprender a lição (isso até ano passado quando eu perdi uma aposta e o prêmio dele foi a bendita torta, que alias, ele vinha me pedindo pra repetir desde aquela primeira vez, porque ele realmente adorou! rsrs...) Lição aprendida. Hoje ele come de tudo e mais um pouco. Todas as verduras, frutas, comidas vegetarianas, paquecas coloridas, massas estranhas e qualquer outra experiencia maluca minha! Pra quem não arriscava quase nada além de batata frita, couve flor e bife, foi um avanço! Ontem tivemos peixe assado com molho de espinafre e arroz integral (receita que eu também vou posta aqui depois). Eu disse pra ele que tinha que fotografar ele comendo e repetindo o menu com a boca mais boa do mundo, porque se contassemos para a sogra, ela não acreditaria!
Bolo também é uma coisa que adoramos e eu faço bastante. A maioria ele também comeu pela primeira vez aqui em casa, já que bolos como o de cenoura, laranja ou formigueiro são iguarias desconhecidas por aqui. Como agora eu ando evitando essas gordices, as vezes ele leva o bolo inteiro pro trabalho e volta com os comprimentos dos colegas, porque, modestia a parte, eu ando me aperfeiçoando nessa área! hehehe... Antigamente eu nem ligava pra patisserie, agora eu adoro testar receitas de bolos, biscoitos, tortas e afins... Como mudar receita também é a minha especialidade, adaptei essa aqui pra ficar mais de acordo com os pontos da dieta. Na receita original o bolo era de coalhada, zure room, que é o nome do produto aqui. Ficava otimo, maciiiio, parecendo pão de ló! Até o dia em que acidentalmente eu li o rótulo e vi que tinha mais de 700 calorias nos 200gr de produto que a receita pedia. Decidi então substituir por iogurte desnatado, que nos mesmos 200gr tinha menos de 100 calorias. A textura ficou mais ou menos a mesma, mas mais molhadinha. E o sabor é incrivel!

Bolo de iogurte desnatado

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1  xícara de açucar
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de óleo
- 200ml de iogurte natural desnatado
- 1 colher de fermento em pó

Preparo:

Bata os ovos e o açucar na batedeira até ficar uma massa bem fofinha. Acrescente os demais ingredientes e continue a bater. Coloque numa forma mais alta untada, pra ele crescer e ficar bem fofinho. Eu uso a redonda mas pode ser uma redonda com furo no meio ou uma quadrada que seja pequena pra massa não ficar muito espalhada. Asse em forno médio (180°C) pré aquecido por 40-45 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover