terça-feira, 22 de maio de 2012

A última dieta da minha vida - Desmistificando os mitos

Acho que eu ja devo ter dito em algum momento se você me conhece pessoalmente eu nao preciso dizer que eu sou cabeça dura e para comprar uma ideia eu tenho que estar convencida 100%. Coisa de gente teimosa. Eu passo o dia me convencendo de um monte de coisas, falando sozinha, criando estatisticas, me perguntando e me respondendo... Assim foi com a dieta também. De certa forma, acho que isso acaba permeando meus textos, porque eu acho importante entender os bastidores inves de so aplaudir a peça. Então querido leitor, não se preocupe se você ainda nao viu milhares de cardapios de 1200 calorias por aqui. Calma. Eu vou escrever sobre minha rotina alimentar, mas acho que tem outras coisas mais importantes pra alicerçar o projeto reeducaçao alimentar nas nossas vidas. Desde que eu comecei a RA tenho pensado no tanto de besteira que acaba atrapalhando nosso objetivo final. Coisas bobas como achar que nao da pra emagrecer sem cha verde, anfetamina e o diabo a quatro, que barriga perfeita so se alcança com plastica e que reduçao de estomago é a salvaçao do seculo XXI. Vamos por partes.
Comecemos desmistificando umas coisas pra ficar ainda mais facil entender porque alimentaçao balanceada é essencial na vida de qualquer pessoa. Você conhece um magro que come o que quer e nao engorda, não conhece? Pois a partir desse momento você pode parar de invejá-lo, porque magro que come o que quer e nao engorda nao existe. Pelo menos não do jeito que você idealiza. Uma parte desse grupo privilegiado tem o metabolismo super acelerado. Esses felizardos sao homens na maioria. Eles acham que tem uma vida 'normal' e nao entendem porque comem horrores e não engordam. Na verdade é porque eles queimam muito mais calorias que nós, pobres mortais. Mas observe que se algo muda na rotina, o peso também muda. Esse grupo geralmente nao come por gula, come porque precisa mesmo. Meu namorado se encaixa nessa categoria. Pensa numa pessoa que come 8 cachorros-quentes? É ele. E não engordava naaaada! Até o dia que ele foi pro Brasil. Um mês de ferias, no mesmo ritmo de comida a maior felicidade da vida dele é ter uma family-in-law brasileira, sem fazer nada da vida a não ser levantar o copo de cerveja: 7 kg a mais. Significa entao que ele nao pode comer o que quer. Ele é magro porque tem um metabolismo acelerado que gasta muitas calorias e isso se da em grande parte por causa do trabalho. Um mês depois de voltar,ele ja tinha perdido tudo que tinha ganhado nas ferias.Ok, essa parte a gente pode invejar.
A segunda parte desse grupo de magros é a mais interessante. Porque eles acham que comem a vontade mas isso não é verdade. O que acontece é que o cerebro de uma pessoa magra funciona diferente do cerebro de uma pessoa com problemas de peso. A pessoa magra comilona é aquela que num dia de correria nem se toca que passou o dia todo só com um pastel frito no estomago. É aquela que num momento de stress ou depressão vai ficar sem comer e perder peso, porque comida pra ela não tem 'importancia psicologica', apesar deles também adorarem comer. Dai quando um magro diz pra você que come 'a vontade', você pensa logo no sujeito devorando uma pizza de 12 pedaços com borda recheada e 2 litros de coca cola, não é? Errado. Essa pessoa magra provavelmente vai ter um nivel de satisfaçao muito mais regulado que o de uma pessoa gorda e vai estar satisfeita com 2 ou 3 pedaços de pizza. Ela comeu à vontade, so que a vontade dela era menor que a sua. Repare pra ver como é verdade! Eu tenho uma amiga linda e magra que vivia falando isso. Passamos a conviver mais, a almoçar juntas e eu fui percebendo que ela pensa que come muito, mas na verdade nao come. Certa vez almoçamos e ela alem de não repetir, deixou a sobremesa pela metade porque disse que ja estava estourando. Gente, gordo não deixa a sobremesa pela metade. A gente empurra um pouquinho, espera uns minutos pra comida dar aquela ajeitada no estomago pra poder comer mais... hahaha... Quem nunca fez isso? Eu bem sei! Para uma pessoa gorda comer 'a vontade' = comer muito. Para uma pessoa magra comer 'a vontade' = comer o que quer, naturalmente em menores quantidades porque no cerebro dela, fome e vontade de comer andam juntas. O que não acontece no cerebro de alguem com problemas de peso, que sente vontade de continuar comendo mesmo depois de nao ter mais fome. Eu não tenho fontes pra citar aqui, mas isso ja foi comprovado cientificamente.
A parte boa? Seu cerebro pode aprender a se comportar como um cerebro magro. Em algumas pessoas que fazem reduçao de estomago dizem que essa mudança ocorre drasticamente (em tempo, sou totalmente contra essa cirurgia, post sobre isso no futuro), mas no nosso cerebro de ex gordinhos na RA isso rola também. No começo é dificil, mas depois, de tanto comer pouco, seu cerebro parece que associa mais satisfação a qualidade do que a quantidade e você descobre (muito surpreso!) que é possivel ficar satisfeito com uma bola de sorvete. Essa é a magica de comer tudo sem engordar: comer na quantidade que seu corpo precisa, não na quantidade que sua gula quer.
Descubra outros prazeres. Eu nunca pensei que falaria isso na minha vida hahahaha, mas não tem sensaçao melhor do que parar de comer na hora certa e não ter aquela sensaçao de que você acabou de engolir uma lajota de 10kg. Sem sonolencia, sem mal estar. Pense que depois de comer você tem que estar apto pra fazer uma caminhada leve. Se você nao esta, é porque comeu além dos limites. Li isso em algum lugar, nao me lembro mais onde. Mas acabou virando uma medida pra mim. No começo eu parava por obrigaçao, depois eu parava espontaneamente e agora meu estomago fecha o expediente sozinho. Eu ainda fico surpresa de deixar refeiçoes pela metade, até coisas que eu gosto muito, simplesmente porque nao consigo ir adiante. Se o estomago esta cheio, esta cheio. Fome e vontade de comer cessam no mesmo momento. E isso é ótimo!
Essa sensaçao muitas pessoas ja devem ter sentido apos uns meses de RA ou dieta. Porque ela nao continua pra sempre? Porque do mesmo jeito que o corpo se acostuma com os habitos saudaveis, ele volta a se acostumar com os excessos. Efeito sanfona, muito prazer. Por isso a vigilancia tem que ser todo dia. Por isso as furadas de dieta no final de semana so atrasam nossa vida, porque dai o organismo não tem tempo de assimilar o que esta acontecendo e se adaptar. Falar que fazer RA é facil não é verdade, mas com o passar do tempo fica bem menos dificil. Muita gente come balanceado e é feliz assim. Observe as pessoas. Sabe aquela sua amiga que nunca repete o prato? Comece a fazer como ela. Copiar as coisas boas POOOODE!!! (by Dr. Lorca)


Primavera chegou! Iuuupiii!! Vestido caindo que será ajustado na minha proxima ida ao Brasil.

12 comentários:

  1. Nossa eu totalmente me encaixo nesses grupos de magros aí! Mas eu tenho mesmo dificuldade para engordar... não sou que nem seu marido. Bom.. pelo menos, ao ir pra Alemanha eu demorei uns 6 ou 7 meses para engordar 7 quilos. E foi tudo o que eu engordei em um ano. Sete quilos. Que foram embora com um piscar de olhos ao voltar ao Brasil - o que não me agradou em nada. E sou dessas tb, deprê = comida pra que?? Perco totalmenteeeeeeee o apetite, a fome.. e passo o dia com um cream cracker! Juro! Mas numa fase normal eu acho q como bastante - pelo menos é oq sempre dizem mesmo ao me verem comer... "nossa, achei q vc comesse menos" ou "natália?? natália bate prato de peão!! deixa ng aqui no navio pra trás!" kkk

    Xará, vc tá cada vez mais linda, acho que já pode manter ;)

    Beijoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo xara! de td jeito, é um grupo privilegiado! hehehe... mas aposto que vc tem mais dias comendo pouco do que comendo o pratao de peao, ou deve comer menos o resto do dia... enfim, agradeça! seu corpo esta otimo, dai é so cuidar direitinho pq até mesmo as magras tem problema por causa de alimentaçao ruim, viu? ;)

      tem horas que eu quero perder mais, as vezes eu acho que ja esta bom. to mto ossuda da cintura pra cima, o que eu ja acho feio. mas e a bunda e as pernas que nao diminuem?? ô, vida!

      Excluir
    2. Meu bem... magra com bunda e perna é o que há!!
      Eu vi nessa foto uns ossinhos aparecendo ali no ombro rsrs Por isso falei que eu acho que já tá bom. Eu não aguentooo ver ossinhos aparecendo em mim. Só vou sossegar quando eles sumirem! rs

      Excluir
    3. ai xara, sera? mas eu ainda tenho mto que perder por aqui! rsrs... o ossinho da clavicula eu acho charmoso aparecendo, apesar de o meu ser muuuito evidente. mas eu ja to aparecendo uns ossinhos no colo, dai eu acho feio, fica com aspecto de doente... acho que qndo eu começar a academia vai melhorar tb. vou achar uma dieta de engorda pra vc, viu? hehehe... bjos

      Excluir
  2. Amiga, li o texto todo mas quando vi a sua foto... é muito mais motivante do que qualquer coisa escrita!

    Eu to com o mesmo problema, não tenho mais calças pra trabalhar, mas como ainda tenho que eliminar 6kg não quero comprar. Essa semana bati os 15kg perdido, nem acredito que agora falta tão pouco! E vamos que vamos.

    Mais um vez parabéns Nati.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é foda, né amiga! eu tb to nessa, nada mais me serve! esse vestido ficava tao lindo, agora fica caindo e deforma a faixa da barriga. ossos do oficio... vou comprar umas calças 40, que ja estao entrando apesar de apertadinhas. acho que mais que isso eu nao caio, vestir 38 tb é ilusao, né? hahaha

      Excluir
    2. A dificuldade de achar uma calça que sirva pra vir trabalhar? ahahah reclamo não o contrário é muito pior. Só vou comprar calças quando perder os ultimo 5kg. Eu já estou usando 40 aqui e com folga, o 38 vai vir logo mais. Mas você tá lindissima Nati, tá com corpinho de modelo.

      beijos

      Excluir
    3. ah amiga, mas vc chega tranquila no 38, pra mim que nao rola. vou ficar com uns pernoes de vara de bambu e o restinho de peito e braços que eu ainda tenho vao desaparecer, né, pq a bunda so some qndo td o resto ja sumiu! rsrs...
      se eu vestir 40 normal, sem banhas pulando do lado pra mim ja esta mais que bom! :D

      Excluir
  3. Power... estou louco pra vc me ensinar estas receitas... a aparencia é muito boa... affff...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To sabendo que vc tb ta ficando fininho, né, bola? parabens! qndo eu chegar ai vamos substituir o rodizio de pizza por varias saladinhas! hahaha.. bjos

      Excluir
  4. Oii, adorei tua história! Gostaria de saber como eram tuas caminhadas no período de emagrecimento, com que frequência e por quanto tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi thuany! eu caminha em torno de 5km por dia, era uma parte do trajeto da escola que eu fazia a pé. eu ia rapido, ate pq metade do peso eliminado eu perdi nos 3 meses de inverno de 2011/2012 e aqui da temperaturas de -10, -12 entao tinha que ir rapido se nao congelava! hahaha... mas eu ia, td dia!

      Excluir

Pin It button on image hover